PENSAMENTOS QUE SABOTAM SUA PELE

Postado por acorda maria 29/09/2020 0 Comentários

 

 

 

 

Alguns pensamentos são totalmente sabotadores, seja com relação a algo que queira fazer e vem aquele pensamento de medo ou quando resolve deixar algo para depois, para amanhã, para segunda-feira e assim vai...

Você sabia que vários pensamentos com relação à pele são verdadeiras ciladas fazendo sua pele ser prejudicada?

Bem provável que já teve algum desses:

1- "Creme caro. Vou usar só uma gotinha".

Se utiliza uma quantidade insuficiente de cada produto na pele, o tratamento fica mais longo e os resultados mais "pobres". Para ter os benefícios de cada produto é necessário utilizar uma quantidade que consiga aplicar em toda face.

Vou colocar aqui as medidas ideais de cada produto.

Normalmente produtos em pump (aqueles que se aperta para que o produto seja liberado) um pump é suficiente para todo rosto.

Tônico e água micelar: o equivalente a uma moeda de um real ou até deixar o algodão umedecido. 

Creme de tratamento e sérum: o equivalente a uma moeda de 10 centavos.

Creme para área dos olhos: o equivalente a um grão de arroz em cada pálpebra.

Protetor solar facial: o equivalente a meia colher de chá somente no rosto. Face, pescoço e colo: uma colher de chá cheia.

Cremes e loções corporais: o suficiente para cobrir toda a pele de cada região do corpo.

Protetor solar corporal: o equivalente a uma colher de chá cheia em cada região do corpo.

Continuando com os pensamentos sabotadores...

2 - "Vou dormir com maquiagem hoje. Tô muito cansada, com muita preguiça. Só hoje não vai ter problema".

Dormir com maquiagem deixa os óstios tamponados e pode causar acne e pele com oleosidade descontrolada. Fora que vai acabar pulando a rotina de cuidados e ainda o "só hoje" pode se tornar hábito.

3 - "Hoje está nublado, chovendo, então não preciso usar protetor solar".

O protetor solar é indicado para todos os dias independente do clima e também independemte se vai sair ou não. As luzes artificiais também emitem radiação e atingem nossa pele. Inclusive é necessário fazer a reaplicação do FPS a cada no máximo 3 hrs para manter a efetividade do protetor.

4 - "Acho que não tem problema usar sabonete / protetor/ hidratante corporal no rosto"

A pele do corpo é diferente da pele do rosto. Normalmente a pele do corpo é mais seca, então muitos produtos são elaborados com óleos, se aplicados no rosto vão acabar deixando a pele mais oleosa. Tem também o fato de que a pele do rosto é mais delicada, necessita de cuidados específicos e produtos corporais aplicados na face podem causar alergias.

5 - "Vou usar esse produto que minha amiga/ mãe/ irmã usa. Se é bom para a pele dela, acho que vai ser bom para a minha também".

Cuidado! Tem produtos que realmente dão certo tanto para uma, quanto para outra. Mas os hábitos no geral, disfunções hormonais e necessidades de cada pele podem interferir se o produto vai reagir bem em cada pele.

6 - "Não tenho tempo" ou "Não tenho paciência para fazer skincare".

Os bons hábitos são os que matém a saúde, beleza e jovialidade da pele. Vou deixar uma dica: comece! Depois que acostuma a impressão é que a própria pele "pede" pelos devidos cuidados e você percebe o quanto é simples e rápido e ainda faz uma grande diferença na autoestima.

  

*Foto: ALEXANDRA GORN