OS MELHORES CUIDADOS PARA MANTER AS UNHAS FORTES E SAUDÁVEIS

Postado por acorda maria 05/02/2021 0 Comentários

*Foto: KRISTINA PAUKSHTITE

 

 

Hoje vamos falar um pouco sobre os cuidados para manter as unhas sempre bonitas e fortes. Muitas vezes cometemos erros como: falta de hidratação e uso de produtos como acetona, podem deixá-las fracas quebradiças e amareladas.

 

 

Seguindo uma rotina de cuidados é possivel manter as unhas bonitas por mais tempo evitando quebras, lascas, manchas e ressecamentos.

 

 

 

A ingestão insuficiente de nutrientes e vitaminas influenciam muito para que elas fiquem frágeis e por isso é muito importante uma alimentação balanceada e equilibrada, que contenha: vitamina c, vitamina e, biotina, zinco, queratina  e vitaminas do complexo b. Estão presentes nas sementes de abóbora , banana, tomate, peixe, cenoura, brócolis e oleaginosas.

 

 

A hidratação dessa área é essencial para mantê-las mais bonitas, fortes e saudáveis. Para isso investir em um bom creme para mãos e unhas, diariamente.

 

 

 

Devemos cuidar também das cutículas evitando retirá-las totalmente, para não correr o risco de infecções, e inflamações. O ideal é deixá-las sempre hidratadas, empurrando delicadamente retirando somente o excesso.

 

 

 

Outro cuidado essencial é lixar as unhas de forma adequada, respeitando o formato natural ou seja, unhas que são arredondadas podem ficar fragilizadas ou enfraquecidas no formato quadrado e vice e versa. Além disso, a lixa deve ser passada em apenas uma única direção, e nunca em movimento de vai e vem. Outra observação importante com a lixa polidora utilizada sobre as unhas deve ser usada com moderação, pois também pode afinar e enfraquecer as unhas.

 

 

 

Bases fortalecedoras  e nutritivas com compostos ativos que protegem as unhas deixando-as preparadas para receber a esmaltação são sempre bem vindas. Esse tipo de base penetra nas unhas fazendo o selamento e forma uma barreira antiquebra restaurando os níveis de hidratação.

 

 

Se as unhas já estão detonadas  é legal usar óleo de melaleuca que ajuda na recuperação e integridade das unhas e ainda pode evitar fungos e manchas.

 

 

Produtos como água sanitária, detergentes  abrasivos podem prejudicar tanto as unhas como a pele causando irritações. Para evitar esse problema  a dica é usar luvas de borracha ao manusear esse tipo de produto.

 

 

 

Outra recomendação é ter o próprio material e não compartilhar alicates, espátulas,  palitos e lixas.

 

 

Mesmo seguindo todos esses cuidados é imprescindível procurar ajuda de um médico dermatologista em casos de doenças nas unhas.