VERÃO E SEUS CUIDADOS

Postado por acorda maria 22/10/2020 0 Comentários

 

Vem chegando o verão, a estação do ano em que ficamos mais expostos e para aproveitar ao máximo sem prejuízos precisamos ter alguns cuidados, principalmente com nossa saúde que é a mais importante.

Hidratação é primordial e nunca é demais tomar bastante água, e aproveitar das frutas da época como melancia, melão, abacaxi, manga, uva, água de coco entre outras.

 

Para uma pele mais bonita e com aquele bronze é importante que além de uma alimentação balanceada, sempre lançarmos mão de uma boa esfoliação, que remove a camada de pele morta, deixando-a pronta para receber todos os cuidados como hidratação e sempre quando se expor ao sol usar filtro solar.

 

além de todos esses cuidados devemos dar atenção as madeixas, pois os cabelos acabam sofrendo sérios danos que além do sol ainda tem água do mar ou piscina, por isso usar produtos específicos são bem vindos, além do uso de chapéu ou boné, óculos escuros com proteção e se possível, usar roupas com proteção UV.

 

Nada melhor poder aproveitar essa estação tendo boa saúde ao lado das pessoas mais especiais na vida, não é verdade? Por isso todos esses cuidados devem ser estendidos a todos os membros da família incluindo animais de estimação, deixando-o sempre com água fresquinha.   

 

  ALGUNS CUIDADOS ESPECIAIS  

 

As crianças têm peles muito sensíveis e nem sempre eles ficarão sob sombra, geralmente querem brincar, correr... E os danos do sol tomado de forma errada nessa fase pode prejudicá-las anos depois. Lembre-se os efeitos do sol são cumulativos!

 

O uso do protetor solar é recomendado a partir dos 6 meses com recomendação médica.        

 

Idosos – É normal a pele ficar mais fina e sensível à medida que envelhecemos. A preocupação com queimaduras, lesões e outras feridas devem ter grande atenção com hidratação e proteção.

 

  QUEIMADURAS SOLARES  

Primeiro, preciso te alertar para o seguinte: NADA VAI REVERTER A AÇÃO PREJUDICIAL DO SOL À SUA PELE.

 

As dicas são para aliviar dores e sensibilidade, mas os danos ao DNA celular já foram feitos, não dá para voltar atrás.

 

  O QUE FAZER AGORA?  

1 – Tomar banhos frios

2 – Abusar de cremes hidratantes

3 – Utilizar loções especiais e/ou pomadas específicas para queimaduras sob recomendação médica

4 – Vale a pena fazer compressas de água gelada nas regiões mais afetadas

5 – Na face, compressas com chá de camomila gelado

6 – tomar bastante água.

 

Caso observe bolhas, apresente febre , a recomendação é procurar por um médico o quanto antes.

 

Quando a pele começa a se recuperar, vem o processo onde começa a “descascar”. É sinal de a pele ressecou muito ao ponto de se soltar. Continue com todos os cuidados acima.

 

Evite se expor ao sol nos dias seguintes para evitar manchas e/ou piorar o quadro.

 

Com todos os cuidados é possível aproveitar os dias mais quentes e curtir toda a diversão do verão!

 

 

 

*Foto: ANGELO PANTAZIS

Etiquetas: verão